SOBRE A CORRUPÇÃO


Corrupção, para o Aurélio* : 1. ato ou efeito de se corromper; decomposição. 2. Devassidão, depravação. 3. Suborno, peita.
A todo momento e por toda parte dessa terra chamada Brasil vemos pessoas revoltadas com a situação política atual, não é para menos, já que migalhas são atiradas aos povos como se estes não fossem nada além de cães famintos e indesejados. Enquanto isso, senhores e senhoras abdicados da virtude do caráter se apoderam do poder em uma empreitada rumo a corrupção desenfreada e a impunidade sem limites.
Contudo, não é de hoje que tais personagens tomam o cenário brasileiro e mancham com tamanha destreza a nossa imagem e a nossa terra. Já desde os quinhentos, quando esse mundo foi dito “descoberto” pelos portugueses, o Brasil começou a se preencher de sistemas burocráticos ineficazes e governos corruptos. Os quais sem o menor receio usavam de seus cargos para tornar a vida da população cada vez mais miserável, onde pobres, negros , indígenas e outros eram colocados a margem da sociedade, de certa forma eram vistos como os profanadores do sagrado templo social.
Entretanto, nos embasarmos no período colonial ou monárquico para discutirmos a corrupção estaria sujeito a um anacronismo sem proporções, portanto, devemos nos ater aqui ao sistema politico que se instalou no Brasil desde quando a república fora proclamada, 1889.
Ao avaliarmos o período citado constatamos que logo no início da república, diferentemente das mudanças que alguns esperavam que viriam a surgir com o advento da proclamação, o novo modelo de governo se mostrou talhado pelo sistema oligárquico, no qual a maior parte da população permanecia nas mesma condições sociais de antes e de certa forma em uma situação ainda pior, pois naquele momento não havia nenhum poder maior para se recorrer ( o imperador), naquele momento o governo estava tomado pelos seus próprios dominadores e repressores.
Já na década de trinta, quando a república brasileira começava a engatinhar, o Brasil conheceu sua primeira ditadura nas mãos de Getúlio Vargas, anos depois isso se repetiria em outro golpe e que de certa forma traria impactos ainda mais sombrios a população, a ditadura militar.
A liberdade foi cerceada, a desigualdade foi reforçada, assim o povo continuava a ser humilhado e a ser chicoteado para além das fronteiras da justiça.
Finalmente quando os militares começaram a abandonar o poder, e os homens e as mulheres brasileiras começaram a ver no fim de um túnel profundo a luz de um antigo sonho de democracia e liberdade se aproxima. Quando a população brasileira começa a salivar sobre a reflexão dos direitos iguais e sobre a tão ansiada melhoria social, Collor, o primeiro presidente eleito diretamente pelo voto popular desonra a fé que todo um povo depositou em suas costas e mais uma vez lança este sofrido povo às ruínas e a desgraça.
Hoje, passados mais de vinte anos do ipeachment o quadro político brasileiro não se apresenta muito diferente, corruptos ainda infestam o parlamento, homens sem escrúpulos cada vez mais tomam para si a farda policial.
Com isso sob essa mácula de corrupção e impunidade o povo brasileiro cada vez menos sente-se seduzido pelo mundo politico, visto que a cada dia que passa a sua fé é trincada pelos duros socos da corrupção e a sua esperança parece se tornar tão mórbida quanto os opacos olhos de um moribundo.
Não existe mais jeito, não existe mais solução! É o que é comentado por todos os cantos, em todas as direções, seja nos bares, nas esquinas, dentro das residências de honestos trabalhadores ou até mesmo no covil dos governantes.
“Se é pra bagunçar, vamos bagunçar direito!”
O único combustível que alimenta a sede do restante do povo pelo poder, é somente mais este desejo de estar entre os grandes, pois os pequenos são tantos que nunca haverá solução para todo mundo. Já que todos políticos são corruptos, ninguém vai se queixar se houver mais um! Na mesmice da corrupção, os vitoriosos são os conservadores. Pois os revolucionários podem até mudar o mundo, mas jamais se tornarão ricos.
Logo, é nesse incomodo que arde nas almas e nos corações de qualquer brasileiro que nos questionamos sobre o porquê disso. Por que a tantos anos e após tantas lutas o Brasil continua a ser assim?
Creio que a resposta está na frente de todos, a resposta é mais clara, e no entanto mais dura do que possamos imaginar. A verdade é que o nosso governo continua corrupto, porque nós continuamos corruptos.
Não importa quantas vezes os governos caírem ou forem reformados se os seus substitutos serão também corruptos. Quem nunca ouviu falar do “jeitinho brasileiro”? O fato é que a corrupção se infiltrou em todos os meios das sociedades, nos hospitais, nas escolas, nas igrejas e até mesmo dentro das famílias. Corrupção não mais é um privilégio do governo.
Lembra-se quando você decidiu fazer um “gato” no poste de luz ou no padrão de água? Isso é corrupção. Lembra-se quando você se aproveitou de meios ilícitos para tirar a sua carteira de motorista? Isso é corrupção. Lembra-se quando você pinchou a sua escola, quando agrediu alguém sem motivos, quando se aproveitou de má-fé de alguma oportunidade? Tudo isso é corrupção.
Você ajuda a tornar o Brasil o que ele é! O governo reflete seu povo! Enquanto o sociedade não deixar de se corromper, o governador também não o fará e o Brasil jamais irá mudar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humana beleza

THE DOORS - O FILME

A CAIXA DE PANDORA - JAIME PINSKY/ HECTOR BRUIT